A crise econômica gerada pela pandemia de COVID-19 trouxe impactos em diversos setores do mercado. Nesse cenário, mesmo a modalidade de investimento em renda fixa foi afetada. Isso trouxe preocupações para os investidores sobre como ficarão os rendimentos e quais são os riscos.
Por isso mesmo, preparamos um conteúdo incrível para explicar os principais impactos do COVID-19 nos investimentos e esclarecendo se vale a pena investir em renda fixa!
Quais foram os impactos da crise nos investimentos?
Se a crise afetou a economia, sem dúvidas causou impactos nos investimentos e nos rendimentos obtidos. Um dos principais foi a redução da taxa gerada pelo Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic).
Em dezembro de 2019, ela estava em 4,50%, mas sofreu diversas reduções durante 2020 e, em maio, foi rebaixada para 3%. A diminuição tem o objetivo de acelerar a economia, porém, isso também afeta os investimentos.
Além disso, como as empresas sofreram impactos, com redução da receita, isso afeta a busca por crédito, as análises de risco dos contratos e, consequentemente, os investimentos.
Como a taxa Selic afeta o investimento em renda fixa?
A taxa Selic é o resultado dos juros que foram aplicados nas operações de empréstimo que usam os títulos públicos como garantia. Assim, ela é o principal instrumento de política monetária do país e é usado para controlar a inflação. Desse modo, também influencia as taxas de juros de empréstimos, financiamentos e operações financeiras.
Os impactos da Selic nos investimentos de renda fixa são maiores, porque usam as taxas de juros como referência para os rendimentos obtidos. Quando ela aumenta, o retorno é maior, enquanto a queda também reduz os lucros dos investidores. A exceção acontece quando o título é pré-fixado.
Contudo, é fundamental lembrar que nem todos os investimentos se vinculam à Selic, podendo utilizar diversos índices financeiros. Dessa forma, é preciso avaliar as regras aplicáveis em cada um para determinar como ele será impactado pelos efeitos da crise.
Como fica o investimento em renda fixa pós COVID-19?
O investimento em renda fixa costuma ser vantajoso em todas as situações por oferecer mais segurança e previsibilidade. Contudo, contar com uma carteira de investimentos variada é importante para reduzir os riscos e proteger o patrimônio. Dessa forma, vale a pena procurar opções variadas de investimento em renda fixa a fim de diversificar a carteira e aproveitar uma boa rentabilidade. Nesse cenário, vale a pena conhecer o Peer to Peer Lending (P2P) — uma modalidade de empréstimo coletivo — como opção para investidores.
P2P Lending (P2P)
Esse é um modelo de investimento bem interessante: ele conecta pequenas e médias empresas que precisam de empréstimos aos investidores interessados. A aplicação do valor é feita por meio de plataformas especializadas, que serão as responsáveis por intermediar os contratos.
Nesse caso, o rendimento obtido está relacionado à taxa de juros aplicada ao empréstimo, que foca em oferecer condições mais favoráveis para as duas partes: as empresas pagam valores menores, quando comparado aos bancos, enquanto os investidores recebem um rendimento maior.
Vale a pena investir em P2P após o COVID-19?
Tendo em vista que crise afetou diversos negócios, a tendência é que eles precisem recorrer a empréstimos para conseguir se manter no mercado. Aqui, é natural que os gestores busquem opções que tenham taxas mais atrativas e procedimentos de contratação mais ágeis.
Como o P2P aproxima investidores e empresas, ofertando condições mais atrativas para ambos, essa é uma ótima alternativa. Além disso, o rendimento do investidor seguirá as condições ofertadas pela plataforma, sem precisar seguir a Selic. Por causa disso, essa se torna uma ótima alternativa para os investidores, inclusive no cenário pós COVID-19.
Agora que você já sabe mais sobre o assunto, não se esqueça de procurar empresas confiáveis para auxiliar no em renda fixa durante e após a crise. Assim, é possível encontrar as melhores oportunidades para manter uma boa rentabilidade nos investimentos em renda fixa!Gostou do conteúdo? Se você busca opções para investir durante a crise, conheça a Money Money e saiba mais sobre as nossas soluções!