Black Friday está chegando: como preparar o seu negócio para as vendas de final de ano

Black Friday está chegando: como preparar o seu negócio para as vendas de final de ano

A Black Friday dará a largada para a temporada de compras de fim de ano. Ainda que o consumidor não se programe para adquirir antecipadamente os presentes que o papai noel irá entregar, o sinal de que é tempo de compras já está aceso. Segundo uma pesquisa da E-bit, em parceria com a Nielsien, o varejo brasileiro deve movimentar R$ 110 bilhões na Black Friday deste ano.

Este é um ano em que os consumidores também estão mais acostumados com o e-commerce. Um levantamento realizado pela Pesquisa Retomada do Consumo 2021, para Inteligência de Mercado Globo, mostrou que 80% dos consumidores pretendem realizar novas compras através de canais de venda como WhatsApp ou redes sociais de loja, e que 88% pretendem participar de live-commerces.

Seu negócio está preparado para lidar com este momento? Confira algumas dicas essenciais para tirar os melhores resultados do melhor momento para o varejo no ano.

Como está seu estoque?

Se o objetivo é bombar as vendas, o básico para isso é ter produto para vender. Assim, a gestão do estoque é essencial.

Verifique o que você já tem e que talvez não precise comprar mais. Veja também que tipo de produto está em alta e o que você colocará em promoção: eles são suficientes para atender a demanda? Para ter uma base é preciso, faça um levantamento sobre o desempenho das vendas nos anos anteriores, mas sempre lembrando que especialmente desde 2020, a pandemia da Covid-19 teve sérios efeitos sobre as vendas. A expectativa é de que neste ano os resultados sejam melhores que nos dois anos anteriores.

Porém, busque o equilíbrio para não montar um grande estoque e terminar o ano com material encalhado e perda do capital investido.

Negocie as compras no atacado

O próximo passo é aquisição de insumos, produtos e peças. Neste ponto, é preciso uma boa negociação com fabricantes e distribuidores. Além disso, é preciso correr. Com o aumento dos pedidos, eles tendem a elevar os preços, o que faz com que os comerciantes tenham uma margem de negociação reduzida.

A melhor opção é ter um caixa para pagar à vista e negociar descontos, evitando cair na armadilha de preços mais altos das compras feitas em muitas parcelas. E entenda: essa negociação é o primeiro passo para a formação do lucro com as vendas de fim de ano.

Reserve capital de giro

Reservar um caixa durante o ano para esse fim pode evitar uma descapitalização do negócio. Mas, se não foi possível montar esta reserva, calcular e analisar bem a possibilidade de tomada de crédito pode ser uma solução.

Porém, para isso, é necessário avaliar o custo que será pago pelo crédito e onde conseguir com as melhores condições (e menor dor de cabeça).

Fuja da burocracia

Dependendo da situação de cada negócio, a tomada de crédito pode ser uma solução, após ser bem avaliada. Ainda assim, a burocracia pode ser um entrave. Buscar alternativas que driblem essas barreiras pode agilizar o processo e possibilitar bons negócios ainda neste ano. 

Uma opção é captar por meio do P2P, modalidade oferecida pela Money Money Invest, na qual investidores emprestam seu dinheiro para pequenas e médias empresas que estão precisando de crédito. 

A opção traz vantagens para os dois lados do negócio. Para quem busca financiamento, o acesso ao empréstimo tem taxas menores e processos menos burocráticos que os encontrados nos bancos. Já para quem investe, o modelo ficou reconhecido como “ a nova renda fixa”, por oferecer rentabilidade superior aos títulos tradicionais, com exposição equilibrada a risco.

Como conseguir crédito para a sua empresa na Black Friday

A intermediação do negócio é feita diretamente pela plataforma da Money Money Invest, que disponibiliza para micro e pequenos empresários valores de até R$ 500 mil. Os empréstimos podem ser pagos em até 24 meses, com taxas médias mensais de 1,15% a 2,42%. “A Money Money Invest é o caminho ideal para empresas obterem crédito para se expandirem ou fortalecerem o seu fluxo de caixa em momentos de expectativa de crescimento, como das vendas de final de ano”, destaca Marcos Travassos, CEO da Money Money Invest.

Quer conhecer histórias de sucesso de quem já expandiu os seus negócios com o apoio da Money Money? Clique aqui e confira!

Precisa de crédito para o seu negócio crescer? Fuja dos bancos, venha para a Money Money Invest!

CompartilheFacebookTwitter
Entre na conversa

Comentários