Guia Imposto de Renda 2021: Passo a passo para declarar investimentos na Money Money Invest

Guia Imposto de Renda 2021: Passo a passo para declarar investimentos na Money Money Invest

O gosto pelos investimentos tem aumentado no Brasil e o Peer to Peer Lending (P2P) tem atraído investidores de diversos portes, que visam diversificar a carteira e obter excelentes resultados.

Mas para conquistar um bom resultado é preciso cuidar também da parte fiscal referente aos investimentos, sendo que a declaração do Imposto de Renda é parte fundamental nisso. 

Como qualquer investimento, o P2P tem a incidência do IR, que é retido na fonte, e funciona por meio da tabela regressiva, ou seja, quanto mais tempo o rendimento fica aportado, menor é a alíquota. 

Para auxiliar nesse processo que muitos acreditam ser difícil, preparamos um passo a passo para demonstrar que declarar o IR do Peer to Peer Lending é tão simples quanto investir com Money Money Invest. Confira!

5 passos para declarar os investimentos P2P na Money Money

Na declaração para a Receita Federal, o investidor deve informar somente os rendimentos da aplicação, não o investimento em si. 

Veja o passo a passo.

  1. Baixe e instale o programa IRPF 2021 no site da Receita Federal
  2. Abra o programa, na seção Fichas da Declaração, escolha: “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/ Definitiva”
  3. Com a ficha aberta, escolha a opção “Outros”, em Tipo de Rendimento
  4. Complete o restante da ficha, informando: CNPJ Money Money  Invest (34.892.366/0001-34), nome da empresa e o valor líquido dos rendimentos
  5. Conclua o preenchimento e envie o arquivo

Pronto! A declaração dos seus investimentos foi enviada para o sistema IRPF 2021. Lembrando que para o preenchimento da ficha o informe de rendimentos é indispensável, pois nele consta todas as informações necessárias. 

O informe fica disponível para ser baixado no dashboard da Money Money Invest, assim o investidor pode acessá-lo a qualquer momento estando logado na plataforma.

Ficha de Bens e Direitos

A ficha de Bens e Direitos dentro do programa IRPF 2021 somente precisa ser preenchida caso o valor do empréstimo P2P seja igual ou superior a 5 mil reais. Caso contrário, não é preciso realizar este informe.

Para quem está nessa condição (tem emprestado a partir de 5 mil reais), basta seguir as seguintes etapas:

  1. Abra a ficha “ Bens e Direitos” e clique em “novo”
  2. Em seguida, escolha a opção “Crédito decorrente de empréstimo”
  3. Preencha os campos com informações do empréstimo: CNPJ do mutuário, valor, juros e prazo
  4. Para finalizar, no campo “situação em 31/12/2020”, coloque o valor ainda não pago referente ao montante original emprestado

A Money Money Invest acompanha o investidor em todas as etapas, por isso preparamos este guia para fortalecer ainda mais esta parceria. Saiba mais sobre o IRPF 2021 e conte com a gente para retornos de até 20,98% com Peer to Peer Lending.

CompartilheFacebookTwitter
Entre na conversa

Comentários